terça-feira, 31 de março de 2009

Tabela Internacional de Sintomas Prostáticos

O resultado de Sintomas Prostáticos pode ser interpretado pelo seu médico considerando três categorias:

Leve: 0 a 7; (porém não deixe de fazer os exames preventivos)

Moderada: 8 a 19; (é conveniente submeter-se logo a exames para melhor avaliação)

Severa: 20 ou mais. (procure imediatamente um urologista)

Nota: A correcta interpretação desses resultados somente pode ser feita com a participação directa do seu médico.

Excerto retirado do site: http://www.uro.com.br/prostexto.htm

segunda-feira, 30 de março de 2009

Definição de prostatite pelo Manual Merck

A Prostatite é uma inflamação da próstata.
Em geral, a prostatite não se deve a uma infecção que se possa identificar, mas, por vezes, uma infecção bacteriana estende-se até à próstata, a partir do tracto urinário.
A infecção da próstata provoca dor na virilha, entre o pénis e o ânus e na parte inferior das costas, bem como calafrios e febre. O doente também pode precisar de urinar com frequência e de forma imperiosa e pode aparecer sangue na urina. A infecção bacteriana pode estender-se ao escroto, provocando intenso mal-estar, edema e dor muito forte quando se toca na zona afectada. Pode-se, inclusivamente, experimentar impotência devido à dor.
A prostatite também pode ser o resultado de infecções por fungos, vírus e protozoários.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da prostatite baseia-se geralmente nos sintomas e no exame físico. Quando o médico faz um exame rectal, a próstata pode estar inchada e tornar-se dolorosa ao tacto. Em certos casos, o médico pode obter uma amostra de urina ou de secreção para a sua cultura, fazendo pressão sobre a próstata durante o exame.
Quando a prostatite não é provocada por uma infecção, os banhos de imersão quentes (banhos em que a pessoa se senta), a massagem periódica da próstata e a ejaculação frequente são actividades recomendadas para aliviar os sintomas. Um analgésico, como o paracetamol ou a aspirina, pode ser necessário para reduzir a dor. O facto de tomar laxativos e de beber muitos líquidos também ajuda a aliviar os sintomas.
Quando a prostatite é provocada por uma infecção bacteriana, deve ser administrado um antibiótico oral, como o trimetoprim-sulfametoxazol, durante 30 ou 90 dias. Tomar antibióticos durante menos tempo só pode curar parcialmente a infecção e convertê-la numa infecção crónica.

Excerto retirado de http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D255%26cn%3D1997

domingo, 29 de março de 2009

Como tudo começou

Sempre fui saudável e nunca tinha tido sintomas de prostatite. Tudo começou com um mau estar testicular, em que o simples facto de estar sentado causava um mal estar muito desconfortável.
Associei este mal estar a uma prova de BTT em que participei.
A micção nunca foi difícil, mas agravava os sintomas. Não fiquei alarmado e fui ao Hospital onde me foi diagnosticada uma infecção urinária. Foram receitados antibioticos que nada resolveram. O mal estar mantinha-se e dada a minha actividade profissional em que tenho que estar sentado durante várias horas, os sintomas agravavam-se de dia para dia. Perdi a conta às vezes que fui ao Hospital local e a um hospital distrital. O resultado era sempre o mesmo, infecção urinária. Mais antibioticos, beber muita água, evitar bebidas com gás. Tudo experimentei. Por fim fui a um Urologista que me diagnosticou uma Prostatite. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, e sempre pensei que agora é que vai ser, agora vou resolver o meu problema. Após o toque rectal o Urologista diagnosticou uma prostata inflamada tendo receitado um antibiotico especificico para esta doença. Nada resultou, o desconforto é terrível e difícil de explicar. Perde-se qualidade de vida, perde-se a alegria e começa o sentimento de angustia de não se saber o porquê deste problema. Foi então que pedi a um médico de Clínica Geral, para fazer análises e ecografias. Fiz de tudo, ecografias aos rins, à bexiga, aos testículos, à própria prostata e tudo estava normal. EU NÃO ESTOU DOIDO... Este era o meu pensamento.
Como era de esperar, fui a outro Urologista que me disse exactamente a mesma coisa que o anterior e que se tratava de uma prostatite crónica e que iria desaparecer com o tempo. Não poderia dizer se desapareceria em 3 meses ou em 10 anos. Fiquei destroçado. Deixei de comer comidas picantes, de beber álcool, de beber café, bebidas gaseificadas mas nunca desapareceram os sintomas.
Actualmente, deixei de ir ao Urologista, pois após várias visitas, acabamos por conversar e chegar à conclusão que nada existe a fazer além de testar alguns medicamentos que possam atenuar os sintomas.
Este é o meu drama, a minha sina, o meu segredo, pois apenas a minha família sabe deste problema. Partilho agora com todos vocês para desabafar e se possível encontrar soluções entre pessoas com o mesmo problema.

Prostatite - Eu não estou doido


Olá, o meu nome é Pedro, tenho 32 anos e tenho uma prostatite há cerca de 5 anos. Resolvi criar este blog para que todos aqueles que sofrem com esta doença possam dar o seu testemunho, ajudando assim todos aqueles que como eu já desistimos de ir ao Urologista.
Pretendo com este blog demonstrar a mim próprio e a todos que esta é uma doença que afecta muitos homens em Portugal.