segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mensagem recebida em prostatite@sapo.pt

Olá !
Meu nome é Nelson e sou de São Paulo, Brasil.

Há mais de 10 anos convivo com minha prostatite, tomando também nesse período, muitos e muitos comprimidos para aliviar os sintomas, especialmente finasterida e mesilato de doxazosina.

Realmente a medicina não avançou para a cura deste mal ou a máfia dos laboratórios não deixa que uma cura plena ocorra !!!

Os médicos que consultei, para uma solução, só falam em cirurgia para a extracção da próstata, com o que não tenho concordado, pois não assumirei qualquer risco de vida, sabendo que poderemos um dia ter uma cura, sem extrairmos um pedaço de nosso corpo.

Quero trocas experiências e poder transmitir um pouco, que com muito esforço, dedicação e estudos, faço com que a minha moléstia não afecte meu dia a dia!

Abraços,

Nelson

domingo, 17 de maio de 2009

Desespero vs sintomas recorrentes

Passaram já alguns dias desde o ultimo Post que coloquei no Blog. Não sei se por falta de participações de leitores com o seu testemunho, o que acaba por desmotivar, se por manifesta falta de tempo. No entanto no dia de hoje não pude deixar de escrever algumas palavras sobre aquilo que me vai alma. É o segundo dia do fim-de-semana, dia em que resolvi não sair de casa e passar mais algum tempo com a família pois com a azafama da semana de trabalho, acabamos por não dar a devida atenção aqueles que mais a merecem, no meu caso a minha esposa e filho. Mas como dar atenção e estar bem disposto quando os sintomas da prostatite estão novamente a causar imenso transtorno? É curioso que há alturas em que consigo ultrapassar estes mesmos sintomas com mais facilidade, mas há dias em que, tal como um pugilista que já não tem mais forças para aguentar mais um round me deixo cair numa tristeza profunda e num sentimento que este problema nunca mais terá fim e por mais alterações que faça ao meu dia-a-dia, por mais tratamentos alternativos que tome, alguns empíricos, estes sintomas irão ser sempre recorrentes. Mas por mais quanto tempo? Por toda a minha vida? É difícil explicar os sintomas, em que não são dores agudas, mas um mal estar que se instala e tal como uma onda insiste em molhar a areia, também a prostatite insiste recorrentemente nos sintomas. Devo confessar que dou por vezes por mim a pensar nos momentos em que me podia considerar uma pessoa com uma saúde de ferro e de um momento para o outro tenho uma inflamação que é desvalorizada pelos médicos, mas que não desaparece.
Peço desculpa pelas minhas palavras de hoje num tom mais dramático do que o habitual mas deverão compreender que por vezes nem sempre estamos com a força anímica necessária para ultrapassar este problema.

sábado, 2 de maio de 2009

Mais uma vez o drama da Prostatite

Hoje 02 de Maio de 2009, resolvi escrever um pouco mais sobre os meus sintomas. Ao longo destes 5 anos em que sofro de prostatite crónica, já perdi a conta aos comprimidos que tomei. Houve um ano de contabilizei a soma de 600 comprimidos, entre antibióticos e outra medicação. Como é compreensível, toda esta toda esta medicação fez mal a outros órgãos. No meu caso, fiquei com algumas perturbações intestinais que se agravam quando surgem episódios de prostatite. Fazendo um pouco de retrospectiva, há cerca de 5 anos atrás era um jovem completamente saudável em que os únicos problemas de saúde que tinha, eram gripes ocasionais. Por este facto deixei de tomar comprimidos e de procurar médicos, porque sinceramente estou cansado da doença e da ineficácia da ciência actual em dar uma resposta que melhore a qualidade de vida. Recordo-me de uma visita que fiz a um Uroligista a quem ia contar a historia pela primeira vez em que as suas palavras foram: Você com essa idade, de certeza que não veio cá por problemas da próstata... Fiquei desolado. Mais uma vez o toque rectal, olhou para os exames que tinha feito e onde estava tudo normal e vim embora sem qualquer novidade. Leva a pensar: O que é que eu vim aqui fazer?? Por vezes levo já perguntas pré-concebidas sobre esta doença: Pergunto: Há algum cuidado a ter com a alimentação? Devo evitar as bebidas alcoólicas. Há algum tratamento diferente que possa fazer? Deverei beber muita água? Deverei evitar o café?. Amigos, devo dizer que já tive as mais diferentes respostas. Adoptei o modelo que achei que mais se adequava ao meu caso, mas sem ninguém me indicar. Esta doença é diferente de caso para caso e aquilo que me pode aliviar pode não ter o mesmo efeito noutro doente com prostatite. É esse o motivo pelo que peço o vosso testemunho para recolhermos o máximo de informação sobre este problema. Deixe o seu testemunho em prostatite@sapo.pt porque com todos vamos perceber melhor a Prostatite.