
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor e urinário do homem, situado à volta da uretra. A prostatite corresponde a uma inflamação da próstata aguda ou crónica. É causada por bactérias e outros agentes infecciosos e não infecciosos, por estenose uretral e hiperplasia prostática e por blenorragia (gonorreia) e é frequente em homens com mais de 40 ou 50 anos, aos quais a glândula aumenta de volume (hipertrofia). Os sintomas são vários: dor durante e após a ejaculação, ardor, desconforto perineal, dor à micção.
Classificação:
a) Prostatite bacteriana
b) Prostatite não bacteriana
c) Prostatite granolomatosa
A prostatite aguda de origem bacteriana apresenta febre, calafrios, dor perenial, ardor à micção, polaciúria (urina muitas vezes), nictúria (perdas de urina nocturnas) e disúria (dificuldade em urinar e esvaziar a bexiga). O edema da glândula pode produzir retenção urinária. O doente tem uma sensação de peso no baixo-ventre e impotência sexual.
Como se desenvolve a doença:A migração bacteriana faz-se através da uretra em direcção à próstata. A bactéria mais comum nestas infecções é a Escherichia coli, a qual também é encontrada em todas as doenças do aparelho urinário. A seguir vem a Chlamydia trachornatis, que é um gonococo. Actualmente por acção dos antibióticos, o problema foi extinto.
Educação do doente:
Instruir o doente a fazer banhos de assento mornos, durante 10 a 20 minutos várias vezes ao dia. Impõe-se rigorosa higiene genital e sexual.
Evitar o consumo de álcool, café, chá, chocolate, refrigerantes tal como bebidas à base de cola, condimentos picantes, conservas, gorduras de origem animal, vinagre e queijos. Reduza o sal. Não coma fritos nem bolos. Durante os períodos de inflamação aguda, deve evitar o contacto sexual.
Tratamento
1) Hortaliças:
Tomate - Cozinhar 3 tomates para 1 litro de água durante 20 minutos, coar e beber 4 chávenas ao dia, durante 30 dias.
Abóbora - Inclua nas refeições. Pevides de abóbora tostadas sem sal. Coma o equivalente a 4 colheres de pevides por dia.
Alcachofra, Cebola e Cenoura - Cozinhar em água uma alcachofra, 1 cebola e 2 cenouras. Juntar o sumo de 1 limão. Tomar o caldo do cozimento numa chávena 3 vezes ao dia. Coma também estes legumes às refeições.
Batata, Cebola e Alteia - Cortar 3 ou 4 batatas em pedaços, juntar 2 cebolas raladas e 30 g de raiz de alteia. Cozinhar em água durante 15 minutos. Coar e tomar uma chávena 4 vezes ao dia.
Cebola - Faça sumo de cebola e tome 1 chávena 2 vezes por dia.
Cenoura - Faça sumo de cenoura e tome 1 copo 2 vezes ao dia.
2) Frutas:
Abacaxi; Laranja; Melancia - Escolha uma destas frutas e faça uma refeição exclusiva 2 vezes por semana durante 1 mês.
Melão - Faça 2 vezes por semana refeição exclusiva.
Outros Tratamentos:
1) Hortelã e Quebra-Pedra - Chá de 10 g de mistura para 1 litro de água. Tomar 1 chávena 4 vezes por dia.
2) Geoterapia - Compressa de argila na região do baixo-ventre, durante duas horas. Alternadamente, faça compressa de cebola ralada, pelo mesmo periodo.
3) Hidroterapia - Banho de assento quente antes de deitar, durante 20 minutos. Pode incluir na água do banho chá de alfafa, folhas de figueira, casca de batata e bardana, 120 g para 1 litro de água. Altenar com banho vital utilizando chá de cavalinha, 100g para 1 litro de água para misturar na água do banho, durante 20 minutos.
Banho de vapor local com chá de alfafa, eucalipto, bardana e feno-grego, 100 g para 1 litro de água, durante 10 minutos antes de ir para a cama.
Nota: Estes doentes não devem prescindir do acompanhamento médico.
Excerto retirado do livro VIVA MELHOR com a medicina do lar - António J. Leal Chaves