quinta-feira, 16 de abril de 2009

O que é a Próstata e para que serve?

Excerto retirado de "Enciclopédia Médica de Merck, Sharp & Dohme"
A glandula prostática (ou simplesmente próstata) localiza-se precisamente por baixo da bexiga, na pelve e contorna a porção média da uretra. Embora, em geral, tenha o tamanho de uma noz, esta glândula cresce com o passar dos anos. A próstata e as vesículas seminais, que se encontram por cima dela, produzem um líquido que nutre os espermatozóides. Este líquido fornece a maior parte do volume do sémen, a secreção na qual são expulsos os espermatozóides durante a ejaculação. Outro líquido constituente do sémen provém dos canais diferentes e das glândulas mucosas da cabeça do pénis.

Excerto retirado de: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1679956-que-é-próstata-para-que/
A próstata é um pequeno órgão situado logo abaixo da bexiga, em forma de uma castanha portuguesa, atravessada pela uretra. só os homens possuem próstata e o seu desenvolvimento estimulado pela testosterona, o hormónio sexual masculino produzido pelos testículos.A próstata é um órgão glandular que produz uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides produzidos nos testículos, vai formar o sémen ou esperma. Sem o líquido produzido pela próstata, os espermatozóides não viveriam até atingir o óvulo no momento da fecundação. Além de conferir protecção, contém alimentos para o espermatozóide, na sua longa caminhada ao encontro do óvulo.

Excertos retirados de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Próstata
A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema reprodutor dos mamíferos machos. A próstata difere consideravelmente entre espécies anatomicamente, quimicamente e fisiologicamente. A função da próstata humana é produzir e armazenar um fluido incolor e ligeiramente alcalino (pH 7.29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que juntamente com os espermatozóides constitui o sémen. As principais doenças que atingem a próstata são a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o cancro da próstata.
A principal função da próstata é armazenar e segregar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sémen. O Resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais. A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozóides.A próstata também contém alguns músculos lisos que ajudam a expelir o sémen durante a ejaculação.
Uma próstata humana saudável é um pouco maior que uma noz. Ela envolve a uretra logo abaixo da bexiga urinária, podendo ser sentida através do exame de toque rectal.Os ductos são revestidos com epitélio transicional. No interior da próstata, a uretra que vem da bexiga é chamada de uretra prostática e se funde com os dois ductos ejaculatórios. A uretra masculina possui duas funções: carregar urina da bexiga urinária durante o acto de urinar e carregar sémen durante a ejaculação. A próstata é forrada pelos músculos do assoalho pélvico, que se contraem durante o processo ejaculatório.

2 comentários:

  1. ÓTIMO SÓ DEPOIS DE (74)ANOS É QUE FUI DESCOBRIR A FUNÇÃO REAL DA PRÓSTATA. PARABENS A QUEM PUBLICOU ESSA MATÉRIA NO (DR. GOOGLE) MUITO LEGAL VALEU.
    OMAR GONÇALVES

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde amigos! Casos alguem esteje fazendo algum tratamento para prostatite crônica obtendo melhoras,favor postar seu testemunho pois é muito importante para nois ,que estamos em busca da cura.

    ResponderEliminar