sábado, 4 de abril de 2009

As “dinias”: os doentes que ninguém quer ter


Caros amigos, encontrei por acaso na net este artigo que elucida muito daquilo que os doentes com prostatite sentem em relação à doença, mas também o que os médicos sentem em relação a estes doentes:

As “dinias” são um grupo de síndromes dolorosas crónicas focais com localizações preferenciais:
orocervicais e urogenitais. Neste grupo podemos incluir a glossodinia, carotidinia, vulvodinia, orquidinia, prostatodinia, coccigodinia e proctodinia. Em muitos casos são entidades que ocorrem de forma secundária mas existem doentes nos quais não é encontrada etiologia que justifique as queixas. Muitos técnicos de saúde questionam a sua existência enquanto que a hipótese psicossomática surge quase que inevitavelmente quando não é possível um diagnóstico etiológico e uma intervenção terapêutica eficaz.
Discute-se nesta comunicação as possíveis explicações destas entidades. O tratamento destes
doentes, também aqui abordado, na prática, é empírico e abrange medicações para a dor neuropática mas também psicofármacos e intervenções psicológicas cognitivo-comportamentais.

2 comentários:

  1. Boa tarde amigos! Casos alguem esteje fazendo algum tratamento para prostatite crônica obtendo melhoras,favor postar seu testemunho pois é muito importante para nois ,que estamos em busca da cura.

    ResponderEliminar
  2. prostatite tem tratamento:

    http://prostatite-tratamento.blogspot.com.br/2018/05/tratamentos-para-prostatite-neuralgia.html

    ResponderEliminar