terça-feira, 14 de abril de 2009

Prostatite e Ciclismo

Como podem verificar, todos os artigos colocados neste blog resultam de pesquisa atenta sobre este problema tão complexo como é a prostatite. Como tal, em cada transcrição que coloco no blog, é também inscrito o link para a referida página no seu contexto original.
Muito se fala na prostatite associada ao ciclismo e ao desconforto do selim da bicicleta. Deixo aqui um artigo sobre esta matéria, e como de costume gostaria de contar com os vossos comentários.


"Na utilização da bicicleta, a posição sentada pode pôr em contacto com o selim toda ou parte da próstata. Esta justaposição ode explicar por vezes a inflamação da glândula, as dores e, eventualmente, uma elevação da taxa de PSA, sem que isto esteja demonstrado formalmente. Nenhum estudo científico demonstrou uma correlação entre a prática do ciclismo e o aparecimento (ou o agravamento) dum adenoma prostático.
Os problemas provocados pelo selim são as uretrites (inflamação do canal urinário) causadas pela pressão. As lesões traduzem-se por dores do tipo de formigueiros ou de ardor, ao nível do pénis.
Em todos os casos, a prevenção ou a correcção destes problemas passa pela escolha de um bom selim, suficientemente largo e macio para que o rabo repouse correctamente na parte mais larga do selim. Em caso de dúvida deve pedir-se uma radiografia da bacia onde se poderá medir a distância das tuberosidades isquiáticas e escolher, então, um selim suficientemente largo, adaptado à anatomia de cada um. A posição prolongada na ponta do selim é sempre de evitar. O
selim deve estar na posição horizontal, não demasiado alto e em caso algum levantado à frente.
Estas precauções são fundamentais no cicloturismo onde se está muito tempo sentado no selim como acontece durante as grandes distâncias.
A prevenção A prevenção passará essencialmente por um exame sistemático da próstata, de dois em dois anos, a partir dos 50 anos. Se houver antecedentes familiares de cancro da próstata será aconselhado fazer este exame a partir dos 40 anos.
Este exame médico constará de um toque rectal para avaliar o volume, a consistência e os limites da próstata e uma análise ao sangue para ver a taxa de PSA (antigénio prostático específico). Trata-se de uma glicoproteína segregada pela próstata cuja elevação da sua percentagem no sangue é característica da prostatite, adenoma ou cancro.
Logo que seja detectada qualquer coisa de anormal, o paciente deverá ser enviado a um Urologista que se encarregará de mandar fazer os exames complementares:
- Uma ecografia ou uma TAC para apreciar melhor o volume prostático e as suas repercussões sobre os órgãos envolventes (bexiga, uretra), assim como o volume de urina na bexiga antes e após a micção.
- Medida do débito urinário. É um exame simples e eficaz que permite confirmar uma obstrução do canal urinário.
- Uma série de biópsias, isto é, um exame de 10 a 12 níveis da próstata para analisar o seu tecido constitutivo e pôr em evidência uma evolução cancerosa.
Em conclusão, as doenças da próstata não são derivadas do uso da bicicleta. Elas são muito frequentes em toda a população, a partir dos 50 anos. Os cicloturistas, tal como as pessoas sedentárias, deverão fazer despistagens a partir desta idade, ou mesmo antes, se pertencem a uma família de risco

9 comentários:

  1. Bom artigo !!!

    Eu estou a recuperar de prostatite daquelas que me deixoui de rastos, durante 8 meses andar de bike era proibido, agora posso mas com calma. Fui a um urologista para ouvir uma 3 opinião e fiauei desolado o homem disse que eu não podia andar mais de bicicleta porque voltaria sempre a ter prostatites. Agora procuro um Urologista de renome para me aconcelhar e tentar resolver isto da melhor maneira.

    ResponderEliminar
  2. AMIGO EU TAMBÉM TENHO PROSTATITE SEGUNDO OS MEDICO SINTO MUITA DOR NO ANUS ELE FALOU QUE NAO PODIA ANDAR DE BIKE MAS EU COMPREI BIKE FULL E UM SELIM DA MARCA SMP4BIKE TOURISM GEL E ESTOU PEDALANDO CONTRA A VONTADE DO MEDICO UM DIA DOI OUTRO NÃO AGORA O SELIM A JUNDA MUITO ELE VENDE NO MERCADO LIVRE VEJA PODERAR SER UMA SOLUÇÃO PRA VC

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde amigos! Casos alguem esteje fazendo algum tratamento para prostatite crônica obtendo melhoras,favor postar seu testemunho pois é muito importante para nois ,que estamos em busca da cura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigos a pouco achei esse canal estava pesquisando porque tenho muita vontade de comprar uma moto mas por recomendação do médico já tinha desistido da idéia sofro de protatite aguda a alguns anos mas o que tem me ajudado muito e um remédio que meu médico passou ele é manipulado se chama Saw paumeto 300 mg esse medicamento tem me ajudado muito quando tenho dores tomo ele de 12 em 12 é maravilhoso espero ajudar alguem

      Eliminar
    2. Vc anda de moto, pois tenho prostatite crônica a 1ano e tomo o Saw palmetto pois melhou pouco. Será porque é que ando muito de moto.

      Eliminar
  4. bom dia eu estou querendo andar de bicicleta pois já faço caminhada exercício de airo bica mais to comedo de voltar a sentir ador terrível da próstata mesmo tomando o miselato de doxazosina 2mg

    ResponderEliminar
  5. bom dia quero ficar informado das novidades

    ResponderEliminar
  6. Valter Rocha 22 outubro 2017
    sou ciclista a 3 anos e tenho 59 anos e ate hoje estava 0km . Ontem fui ao medico pois estava com ardencia .Motivo PROSTATITE.

    ResponderEliminar
  7. A ciência evoluiu, e agora há cura, Aqui você pode encontrar orientação para tratamento de prostatite crônica:
    http://prostatite-tratamento.blogspot.com/2018/05/tratamentos-para-prostatite-neuralgia.html

    http://prostatite-tratamento.blogspot.com/2018/06/abordagens-para-lidar-com-prostatite.html

    http://prostatite-tratamento.blogspot.com/2018/05/manual-para-tratamento-de-prostatites.html

    Também temos um grupo de apoio no whatsapp em que muitos trocam experiências, indicações de bons profissionais, tratamentos etc. (11) 9.6451-5485

    ResponderEliminar