sábado, 25 de abril de 2009

Novo testemunho pessoal

Amigos, antes de mais queria aqui esclarecer que não sou médico, nem é objectivo do blog em opinar sobre procedimentos médicos para os quais não estou habilitado. Serve este blog para troca de experiências sobre a prostatite que é ainda uma doença desconhecida para muita gente.
Mais um dia decorrido em que voltaram os sintomas da prostatite. Dou por mim, por vezes num dilema quando necessito de urinar. Quando os sintomas são mais intensos a vontade de urinar é dificil de perceber. Por vezes sinto que estou com vontade, mas quando vou à casa de banho, verifico que urino pouco e é nessas alturas que sinto no final a celebre picada que indicia que mais um conjunto de sintomas de mal estar estão para surgir. Outras vezes, a vontade não é muita mas quando urino, sinto alívio. Agora imaginem o que é explicar este tipo de dilemas aos Urologistas. Por vezes tenho a sensação que não é possível explicar esta doença por palavras, porque quando os episódios de prostatite surgem, os sintomas são tão diversos e atingem tantos órgãos, que só é compreensível por quem também padece deste mal.


Estes sintomas afectam muito a minha qualidade de vida, e não pela intensidade da dor, dado que não é uma dor aguda como quando partimos um braço ou uma perna. É um mal estar constante como uma onda que vai e volta e que nos tira a vontade de sair com os amigos, de estarmos bem dispostos, de rir etc. Como é possível estar bem disposto num cinema, num circo, num colóquio, num almoço demorado, se o próprio facto de estarmos sentados nos trás incomodo. Mesmo no meu local de trabalho, dou por mim a levantar-me de 15 em 15 minutos para atenuar estes sintomas.


A mensagem que queria aqui deixar para terminar este post, é que actualmente os sintomas de prostatite são menores que no inicio, fruto do esforço que tenho feito em desvalorizar a doença e não deixar que ela domine a minha vida. Sei que é difícil mas sei que vou conseguir gradualmente melhorar a qualidade de vida.

2 comentários:

  1. Tenho 63 anos e sofro disso há pelo menos 25.Já não tenho esperanças de ficar bom. Contentar-me-ia, muito, se experimentasse uma melhora na minha qualidade de vida. Mas confesso que não sei mesmo, mais, o que fazer. Mas vou levando!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde amigos! Casos alguem esteje fazendo algum tratamento para prostatite crônica obtendo melhoras,favor postar seu testemunho pois é muito importante para nois ,que estamos em busca da cura.

    ResponderEliminar